Estatísticas de Piura

Mapa do Estado de Piura, com suas sub-regioes

Piura é dos 25 departamentos (estados) do Peru, e também o nome da capital do estado. Estima-se que em todo estado vivam mais de 1 milhão de pessoas, das quais 600 mil estão divididas entre as cidades de Piura e Castilla. Aqui está localizado o quinto maior deserto do mundo (Deserto de Sechura). O clima é quente e seco, e a temperatura anual varia entre 20 e 40 graus, com raríssimas chuvas durante o mês de janeiro. Piura tem uma área de costa marítima, regiões desérticas, mas também tem zonas de clima frio, parte da cadeia montanhosa dos Andes.

Na capital, a maior atividade parece ser o comércio informal (ambulante), bem como profissoes autônomas como motoristas de taxi e mototaxistas. No interior do estado, na zona costeira, a pesca é a atividade principal, enquanto na região da serra (Andes) predomina a agricultura.

Localizada ao norte do Peru, a região também é conhecida por causa dos seus bruxos (xamãs), que são unanimemente aclamados como os "melhores" do país. Anualmente, centenas de pessoas de todas as classes sociais se dirigem à região de Huancabamba/Piura para consultar seus feiticeiros. Também é uma terra famosa por sua culinária, que expressa uma diversidade de sabores e pratos típicos, entre os quais destacamos o cebiche, que basicamente é uma salada de peixe cru bastante apimentada.

Foto: Xaman Chacu, de Huancabamba - Alto Piura

Pregar o evangelho em Piura constitui um grande desafio. Na capital, o numero de evangélicos é inferior a 2% da população, e no interior (serra e baixo-piura) ela é menor que 1%, igualando-se alguns países da janela 10/40. Não se sabe ao certo quantas cidades ainda carecem de ouvir o evangelho, mas há esforços sendo feitos neste sentido. O pastor Gene Gayle tem se dedicado a mapear a região da serra, e em seu estudo parcial nos informou que das 65 cidades que ele pesquisou, somente 13 tinham alguma igreja evangélica, e 5 delas estavam sem pastor. Mas não precisa ir à serra para conhecer campos brancos: Em um raio de 50 quilômetros da cidade de Piura há mais de uma dezena de cidades sem nenhuma igreja cristã, como por exemplo Bella Vista, Rinconada e San Clemente, só para citar algumas.

As desigualdades sociais são gritantes. Existem centenas de bolsões de miséria na cidade de Piura, onde milhares de famílias vivem sem energia elétrica, saneamento básico ou condições mínimas de higiene. O índice de natalidade é altíssimo, o que dificulta ainda mais a erradicação da pobreza. Voluntários que desejam desenvolver trabalhos sociais são bem vindos.

Apontado como o estado menos evangelizado do Peru, Piura precisa muito de missionários. Se Deus te chamou para evangelização pioneira na América Latina, é bem possível que Piura seja o lugar mais indicado para fazer missões, ou quiçá o mais necessitado.

Se você se sentir tocado a contribuir financeiramente com os missionários que estão trabalhando neste lugar, entre em contato conosco pelo e-mail jonarajo@gmail.com. Se você tiver uma chamada para vir trabalhar no Peru, nós estamos dispostos a receber você e orientar acerca das necessidades, agenciando e facilitando sua adaptação neste país.

Que Deus os abençoe!

Um comentário:

  1. Lindíssimo o novo site.
    Parabéns e que Deus continue abençoando vcs.
    Abraço forte

    ResponderExcluir